Conforme publicação da Agência Senado (Paula Cinquetti) “o Senado e a Câmara iniciam, na próxima terça-feira (1º), as comemorações do Outubro Rosa, movimento celebrado em diversos países cujo nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama… O slogan da campanha, “Acenda sua consciência”, é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso terá na noite de terça. As luzes devem ser acesas às 18h30… O Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
Um pouco de história nos tópicos da matéria de Davi Brandão publicada no DCI SHOPPING NEWS em 29 de setembro de 2013:
“O décimo mês do calendário letivo além de trazer consigo as comemorações da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também ganha destaque pela campanha “Outubro Rosa”, movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama, com estímulo da participação da população, empresas e entidades.”
“Iniciado nos Estados Unidos, a história da campanha remonta à última década do século passado, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, passando a ser realizado anualmente na cidade.”
“Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa.”
“Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, etc.”
“Posteriormente teve início a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros entre outros espaços, momento importante para expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.”
“A campanha alcançou o mundo de modo bonito, elegante e feminino, com a motivação e união de diversos povos em torno de tão nobre causa.”
“No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.”
“Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês.”
Para compartilhar em seu facebook, clique aquí em f share
Comentários Fechados